quinta-feira, 27 de novembro de 2014

São Paulo I.





Não fazia sentido começar esta rubrica por outra cidade. 

Hoje venho-vos falar de São Paulo.





Lá fora o corpo de São Paulo escorre vida ao guampassodos arranha céus
 Mário de Andrade

Não sou conduzido, conduzo”
Lema da cidade de São Paulo





Fundada no processo de ocupação e exploração das terras americanas pelos Portugueses, podemos dizer que a História de São Paulo ocorre paralelamente à história do Brasil.

Com 458 anos de existência, uma pequena aldeia formada ao redor de um Colégio de Jesuítas transformou-se numa das maiores aglomerações do planeta, a Região Metropolitana de São Paulo. Com 39 municípios e uma mancha contínua urbanizada de cerca de 1.700 quilómetros quadrados. Com o tempo, o povoado acabou caracterizando-se como um aglomerado comercial e de serviços de relativa importância regional.

Qual é a base da mistura cultural do Paulista? Podia passar aqui horas a dizer todas as culturas e raças que se encontram numa só cidade, por isso a resposta correta é: o Mundo. Afinal, no início da imigração, homens e mulheres de mais de 60 países estabeleceram-se em São Paulo, em busca de oportunidades. 

Hoje, estima-se que São Paulo é a terceira maior cidade italiana do mundo, a maior cidade japonesa fora do Japão, a terceira maior cidade libanesa fora do Líbano, a maior cidade portuguesa fora de Portugal e a maior cidade espanhola fora da Espanha. A mistura de raças, etnias e culturas se acentuaram com o correr do tempo e marcou profundamente a vida cultural, social e económica da cidade.




A cidade reúne uma das melhores e mais variadas cozinhas do mundo, com alternativas para todos os gostos, são 12,5 mil restaurantes, 52 tipos de cozinha, 15 mil bares. 









Avenida Paulista




Livraria Cultua




Em breve, um conjunto de lugares que não podem deixar de visitar em SP. 

Catarina Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário