quinta-feira, 5 de junho de 2014

Think Eat Save

Hoje venho-vos falar de um assunto, pelo qual me apaixonei há uns anos atrás. 

Quando fiz o meu estágio curricular num restaurante universitário no Brasil, foi me pedido para fazer um trabalho sobre o desperdício e sobras alimentares. 

Na altura não achei muita piada, afinal tinha de mexer com lixos e os funcionários não queriam colaborar com o nosso projecto. 

Mas foi então que me surpreendi e me apaixonei por este tema.

Comecei a perceber que nós somos todos um bocadinho gestores de gastos, desperdícios e sobras dos nossos lares e dos próprios estabelecimentos de alimentação (restaurantes e bares). 

Todos somos responsáveis por esta grande lixeira que se está a tornar o nosso PLANETA. 

Todos, nas redes sociais, em conversas de café e reuniões de trabalho falamos de crise, de pessoas que passam fome, da pobreza de certos países, da má gestão dos políticos, da TROIKA e bla bla bla bla bla... 

Mil e uma desculpas que "aliviam" este peso que carregamos por não fazermos nada para melhorar o nosso pais, o nosso continente, o nosso planeta.  

Mil e uma desculpas, onde NÓS nunca somos os culpados...

Podia passar aqui dias a fio a escrever sobre este tema, do número de pessoas que passam fome, quanto é que se desperdiça, qual é o valor desse desperdício (quem sabe um dia ainda coloco aqui alguma dessa informação). 

Mas hoje só quero que vejam este video e que pensem o que podemos melhorar para um PORTUGAL melhor e com menos desigualdades. 

Eu sei que não vamos acabar com a fome, não vamos acabar com as diferenças sociais, não vamos melhorar a vida das crianças em África e no Brasil... Mas um passo de cada vez...



Catarina Lopes





Sem comentários:

Enviar um comentário