quarta-feira, 5 de março de 2014

Dietas da moda, sim ou não?


 Hoje decidi abordar aquilo que a maioria de nós procura:

 DIETA PERFEITA

MÉTODO PERFEITO

CORPO PERFEITO


COMO PODEMOS EMAGRECER RAPIDAMENTE?


Como sempre digo às minhas amigas, não adianta querer perder peso se o fizermos de forma pouco saudável... Este "método" leva a que passados uns mesinhos ganhemos todos os quilinhos de volta e quem sabe mais uns quantos. 



Já ouviram falar do efeito SANFONA




O efeito sanfona é isso mesmo.... emagrecer e engordar sistematicamente, e de forma desequilibrada.

E sabem porque é que isso acontece?? 

Pois é.... as belas Dietas da Moda....



Quem, de nós, nunca quis fazer aquelas dietas, que para além de serem baratas, são práticas e a promessa de perda de peso é rápida?? Ou até mesmo aquelas que podemos comer tudo, mas antes tomamos um comprimido para inibir o apetite? Ou substituir refeições por shakes? 
Dieta 10, herbalife, dos pontos, do tipo sanguíneo, paleolítica, Dukan, Dr. Atkins, da fruta, da sopa, da lua.... De certeza que já deve ter ouvido falar ou até mesmo seguido algumas destas dietas.  

Os meios de comunicação (TV e Internet) têm também contribuído para o aparecimento de um conceito "distorcido" do que é a beleza e o corpo ideal. 
E por isso, muitas pessoas procuram seguir as conhecidas dietas da moda porque querem uma aparência mais atraente. Parecida com modelos e actrizes. 

Mas será esse é o conceito de SAÚDE e de VIDA SAUDÁVEL? 

I don't think so... 

Estas dietas, apesar de proporcionarem um emagrecimento rápido por restrição de calorias, elas dificilmente podem ser mantidas por um longo período de tempo. Como o próprio nome indica este tipo de alimentação tem um começo e um fim. E aí é que está o grande problema: não existe uma preocupação em aprender a comer e a manter o equilíbrio. 

E sem reeducação alimentar... Sem perceber o que é uma alimentação saudável, o que é a densidade nutricional (que já vos falei noutro post), não adianta querer perder peso... 

Por isso... 

A resposta é: Se a nossa alimentação for rica em vitaminas e minerais, se tiver boas fontes de fibras, energia, gorduras saudáveis, proteínas e hidratos de carbono, (como fruta, massas e arroz integral e leguminosas), se evitarmos alimentos industrializados, que façam mal ao nosso organismo, e se ainda assim conseguirmos manter estas "regras saudáveis", então encontramos a  "DIETA DA MODA" de cada um de nós. 


Aqui temos a capacidade de adaptar a " dieta" à nossa rotina, estilo de vida, possibilidades económicas e ao tipo de pessoa que somos. 

Não existem pós mágicos para emagrecer, ou para ter uma alimentação perfeita. Existe sim, motivação, disciplina, vontade de mudança, atitude... 

Ahhhhh.... Já me esquecia.... O que adianta 1000 pessoas fazerem a mesma dieta?? Será que estas dietas da moda tem em consideração o tipo de pessoa que somos? o nosso metabolismo? Gostos? Preferências?  

Acho que não... 

Cada um tem desejos, agonias, dificuldades e facilidades e, principalmente, corpo e metabolismo diferentes. 

Existem pessoas que têm alergia à lactose, assim como outras têm facilidade em ingerir leite, uns não podem comer produtos com glúten, mas outros não têm qualquer problema com isso. A vida é assim mesmo.... somos todos diferentes e isso é o que torna tudo tão especial... Não acham??






Catarina Lopes






Sem comentários:

Enviar um comentário