segunda-feira, 10 de março de 2014

Anabolizantes, uma moda perigosa

Hoje vivesse uma epidemia no que diz respeito ao consumo de anabolizantes no mundo. 

A testosterona e os esteróides anabólicos foram descobertos em 1935, mas só recentemente é que se começou a ouvir falar sobre os seus efeitos na saúde do homem.




O QUE SÃO...

O Esteróide é uma droga formada por testosterona ou que produz as hormonas por ela fabricados. São chamados de esteróides por conta da sua forma química. "Anabolizante" é um termo popular que caracteriza essas drogas.


Porém, qualquer substância que aumente a massa do corpo pode ser considerado um anabolizante.


EFEITOS COLATERAIS


Por de trás dos efeitos desejados, os anabolizantes provocam uma série de comprometimentos à saúde daqueles que os usam sem indicação clínica. Vários médicos apontam que entre eles está o aumento do mau colesterol (LDL) e a diminuição do bom colesterol (HDL), sobrecarga hepática que gera infecções e até cancro do figado, hepatite medicamentosa, alterações do tecido cardíaco que podem levar a arritmias, acne, mudanças de comportamento e aumento da agressividade. Queda de cabelos e diminuição da produção de espermatozoides são outras alterações que acometem os homens, assim como o aparecimento de mamas e redução dos testículos.


Por incrível que pareça, os homens não são os únicos a usar anabolizantes, hoje as mulheres também estão a fazer uso dos mesmos.  Nelas, as "bombas", além dos danos aos órgãos do corpo, têm efeito de virilização, com crescimento de pelos e engrossamento da voz.



No entanto, os efeitos dos esteróides são variáveis e dependem da individualidade biológica, além do tempo de uso e das doses utilizadas.


Por isso, diga não aos anabolizantes e sim, à pratica de exercício físico de forma saudável.


Catarina Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário