terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Barras de Cereais sim ou não?



Quando pensamos em barras de cereais, muitos de nós deduzimos que é uma opção de lanche saudável, uma vez que agora já existem as barras light, diet, orgânicas, etc... A verdade é que ainda não é bem a realidade dos produtos que nos oferecem nos supermercados.
CALORIAS dizem muito pouco acerca das qualidades e propriedades dos alimentos e por isso, não nos devemos prender só a isso. 
Às vezes, uma barra de cereais é pobre em nutrientes, mas tem poucas calorias. Será que é isto que se procura numa barrinha?? 
Hummmmmm, acho que não....
DENSIDADE NUTRICIONAL, alguém já ouviu falar ? 
A densidade nutricional são muitos nutrientes importantes e funcionais em relativamente menos quantidade e menos calorias, ou seja, nutrientes concentrados. Mas ao mesmo tempo muito benéficos para a nossa saúde. 
E aqui está a resposta a todas (ou quase todas) as nossas questões em relação às barras de cereais. 
Até ao momento ainda não encontrei uma barra de cereais perfeita (e já procurei bastante), mas encontrei aquelas que têm uma boa densidade nutricional e pouca gordura (afinal açúcares sempre vão existir). 
PODEMOS ENTÃO COMER BARRINHAS MAS TENDO EM CONSIDERAÇÃO O SEGUINTE...
- Ingredientes dos alimentos: Todas as embalagens  listam os ingredientes do produto de forma decrescente, ou seja, os primeiros são os que existem em maior quantidade. Por isso, evitar os produtos em que o açúcar, xarope de glicose, aditivos químicos, corantes e conservantes aparecem nos primeiros lugares. Preferir aqueles que têm em primeiro lugar flocos de aveia, frutas secas, cereais integrais e nozes. 
- Gorduras (Lípidos): Todos sabemos que existem gorduras boas (insaturadas) e gorduras más (trans e saturadas).
Sendo assim, temos de observar estes valores e verificar qual é a melhor opção. Devemos ter sempre 0g de gorduras trans e um valor inferior a 2 gramas de gorduras saturadas. 
Ou seja, 1,7g de gorduras totais, onde 0,9g é de gordura saturada, apesar do valor ser inferir a 2 gramas não é saudável porque o valor de gorduras boas é inferior às gorduras más. 
- Teor de Fibras: Quanto mais melhor, a fibra para além de ajudar na saciedade, dificulta a digestão dos açúcares. 
LOGO...
Total de Calorias: cerca de 120 a 250 Kcal
Proteína: 5 a 10 gramas
Fibra: pelo menos 3 gramas
Sódio: menos de 250mg
Hidratos de Carbono: menos de 10 gramas (muito raro uma vez que todas têm mel e açúcar das frutas) 

Espero ter ajudado
Alguma dúvida é só perguntarem...
Catarina Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário